Rangel, Marcelo de MelloSilveira, Glauber Fonseca2023-07-252023-07-252018SILVEIRA, Glauber Fonseca. Teoria e ensino de história: respostas ao mundo presente. 2018.159 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17055Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Nosso propósito neste trabalho é apresentar algumas estratégias didáticas diferenciadas no ensino básico de história, buscando estimular o interesse e o envolvimento dos alunos com a disciplina histórica. Essas estratégias buscam partir da realidade local e das necessidades educacionais apresentadas pelos alunos em seu contexto específico de mundo para que possamos ajuda-los a perceber por si mesmos sua própria condição histórica e desenvolverem as habilidades relacionadas à essa condição. Para a realização destas estratégias didáticas buscamos empreender no primeiro capítulo uma reflexão teórica sobre o que seriam os princípios existenciais da história, ou seja, apontamos quais são as condições estruturais da vida humana que permitem o aparecimento de toda história, seja ela vivida ou narrada. De posse da compreensão destas condições fundamentais da história, explicitados, buscaremos identificar quais são as tendências do projeto existencial e histórico predominantes no contemporâneo em que se encontram as novas gerações, estaremos então no segundo capitulo. Nos capítulos três e quatro relatamos experimentos que buscam explorar habilidades relacionadas ao reconhecimento da própria historicidade e à ao apropriarem-se dos fenômenos à ela relacionada possam construir uma relação mais autêntica com a história.pt-BRabertoEstratégias de aprendizagemNecessidades do educandoEducação - históriaHistória - estudo e ensinoTeoria e ensino de história : respostas ao mundo presente.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 11/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.