Araújo, Regina Magna Bonifácio deFreitas, Angelita Aparecida AzevedoNunes, Célia Maria FernandesJardilino, José Rubens Lima2015-03-242015-03-242013ARAÚJO, R. M. B. de et al. Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil: a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na Anped. Eccos Revista Científica, v. 32, p. 67-84, set./dez. 2013. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/4624/2690>. Acesso em: 23 mar. 2015.1983-9278http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4722Este artigo visa apresentar o balanço da produção científica acerca das políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) apresentada no Grupo de Trabalho Educação de Pessoas Jovens e Adultos, denominado também como GT 18, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos anos de 2011 e 2012. Para realização deste trabalho, foram consultados todos os resumos dos textos submetidos ao GT 18, no período mencionado, totalizando 32 produções e foi feita leitura na íntegra dos trabalhos considerados com potencial para esta pesquisa. Algumas pesquisas foram empreendidas com o intuito de mapear as políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil. Os trabalhos denominados Estado da Arte e Estado do Conhecimento têm sido recorrentes em várias áreas do conhecimento. Dentre eles destacamos os de Ventura (2008), Santos e Viana (2011) e Araújo e Jardilino (2011). O artigo que ora se apresenta se insere neste tipo de pesquisa, dada a sua importância e relevância. A partir dos trabalhos apresentados, percebem-se algumas continuidades no que foi constatado nas pesquisas anteriores, como também algumas alterações. Chama a atenção o número reduzido de pesquisas apresentadas na Anped, GT 18, que trataram do financiamento da educação de jovens e adultos. Percebeu-se também uma continuidade quanto ao aumento da quantidade de produções sobre os programas federais para a EJA, especialmente o Proeja. A pesquisa constata um interesse crescente da academia por compreender, analisar e até mesmo intervir neste meio, buscando melhorias para as políticas de oferta da educação de jovens e adultos em nosso país.pt-BREducação de jovens e adultosPolíticas públicasFormação docentePolíticas para educação de jovens e adultos no Brasil : a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na Anped.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na EccoS estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: EccoS – Revista Científica <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos>. Acesso em: 12 mar. 2015.https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4624