Ferreira, Ana CristinaFigueiredo, Ricardo Alexandre de2023-05-312023-05-312023FIGUEIREDO, Ricardo Alexandre de. Saberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo. 2023. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16749Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A Progressão Parcial é uma política pública nacional criada na década de 1990, cujo propósito é reduzir a reprovação, a distorção idade-série e a evasão, sem descuidar da qualidade da aprendizagem. Contudo, na prática, a situação, geralmente, é bem distinta. Nesse cenário, chama a atenção o fato de os(as) docentes, protagonistas do processo juntamente com os (as) estudantes, não serem consultados(as) sobre como desenvolver esta política pública. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga saberes docentes mobilizados por seis professores(as) de Matemática da Rede Pública de Ensino de Ouro Preto enquanto discutem e refletem sobre a Progressão Parcial em Matemática. Partindo de um levantamento prévio das percepções de professores de Matemática da região acerca da Progressão Parcial, constituiu-se um grupo com seis desses docentes que aceitaram o convite de compartilhar práticas, dificuldades e experiências relacionadas à mesma. Ao longo de cinco encontros remotos, o grupo discutiu o tema e começou a elaborar, coletivamente, propostas e estratégias para seu aprimoramento. A pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual dados foram produzidos a partir de respostas dadas a um questionário, observações registradas no diário de campo do pesquisador (pautado na observação dos encontros), transcrições das gravações dos encontros, e registros produzidos pelos(as) participantes. A análise dos dados se desenvolveu por meio da triangulação e interpretação dos dados à luz da noção de Saberes Docentes desenvolvida por Maurice Tardif. Os resultados evidenciam uma mobilização de saberes experienciais em todos os encontros, sugerindo que de fato esses saberes brotam da experiência e são por ela validados, incorporando-se tanto à experiência individual como à coletiva. Além deles, desvelaram-se saberes curriculares e disciplinares que sustentaram tanto a argumentação quanto a tomada de decisões pelo grupo. Este estudo inova ao criar um espaço no qual docentes têm a oportunidade de se expressar acerca da Progressão Parcial em Matemática e usar suas experiências profissionais e demais saberes da docência em prol do aprimoramento da aplicação dessa política pública. Dessa forma, seus resultados contribuem para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas acerca dos saberes docentes em Matemática (em especial, aqueles relativos à Progressão Parcial) e possuem um potencial social ao estimular a criação de grupos de estudo similares e de incentivar a elaboração de estratégias para a realização da Progressão Parcial em Matemática em sintonia com os(as) docentes que a realizam.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Educação matemáticaPolíticas públicasProfessores de matemáticaSaberes docentes acerca da progressão parcial mobilizados por professores de matemática da rede pública de ensino de Ouro Preto em um grupo de estudo.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/05/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.