Machado, Rodrigo Corrêa MartinsCunha, Bruna AraújoGonçalves, Edilânia de Lima2023-08-212023-08-212022MACHADO, R. C. M.; CUNHA, B. A.; GONÇALVES, E. de L. A literatura de cordel: proposta de formação de leitores na escola básica. e-Mosaicos, v. 11, p. 183-197, 2022. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/57596>. Acesso em: 06 jul. 2023.2316-9303http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17291o presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir atividades desenvolvidas em um projeto de extensão cujo intuito era promover o contato dos alunos com a leitura literária através de cordel. O projeto foi desenvolvido em quatro encontros, nos quais foi explorado o gênero cordel e elementos que o compõe. Além disso, os alunos foram estimulados a produzir seu próprio cordel. Ao fim das atividades, acreditamos que os estudantes foram estimulados a desenvolverem suas habilidades de leitura literária e a perceberem que a literatura não é distante deles, ela presente está em nosso dia a dia.pt-BRabertoEnsino de literaturaLetramento literárioA literatura de cordel : proposta de formação de leitores na escola básica.Cordel's literature : proposal for training readers at basic school.Artigo publicado em periodicoA e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está disponibilizada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.57596