Felício, Lourainy Bianca FerreiraSouza, Vinícius Catão de AssisPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco2023-05-242023-05-242022FELÍCIO, L. B. F.; SOUZA, V. C. de A.; PATROCÍNIO, S. de O. F. Análise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES: uma ferramenta de divulgação científica no ensino de ciências para os surdos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n.1, 2022. Disponível em:<https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/899>. Acesso em: 11 out. 2022.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16661A presente investigação se trata de um aprofundamento analítico de uma monografia de conclusão de curso, em que foi analisada a importância da TV INES como ferramenta para o campo da educação em Ciências e as suas contribuições para a divulgação científica voltada aos surdos. Para tal estudo, foram analisados os programas “A vida em Libras”, “Panorama Visual” e “A história das coisas”. Em seguida, os vídeos selecionados foram categorizados. A partir disso, constatou-se que o conteúdo deles traziam abordagens sobre questões relacionadas à divulgação científica e apresentavam características que destacavam os aspectos imagéticos fundamentais à condição dos surdos. Verificou-se com os resultados desta análise que os três programas se mostraram relevantes para a formação educacional dos estudantes surdos, uma vez que apresentaram características que podem favorecer a aprendizagem das Ciências.pt-BRabertoEducação em ciênciasAnálise dos vídeos educativos veiculados pela TV INES : uma ferramenta de divulgação científica no ensino de ciências para os surdos.Analysis of INES TV educational vídeos : a scientific dissemination tool for the deaf.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.