Brasileiro, Ada Magaly MatiasPimenta, Viviane Raposo2023-02-092023-02-092022BRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente. Alfa: Revista de Linguística, v. 66, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/alfa/a/zGwNPM8GQVVgyw66ZRTfzSC/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-5794http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16150Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.pt-BRabertoLetramento docenteIdentidade do professor universitárioA formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente.Higher education professor qualification and the appropriation of the genres of the professional métier.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigohttps://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880