Bastos, Ticiano AzevedoRosa, Milton2023-01-172023-01-172021BASTOS, T. A.; ROSA, M. Possibilidades de diálogo entre a educação física e a matemática por meio do desenvolvimento de uma prática de modelagem matemática. Perspectivas Da Educação Matemática, v. 14, n. 35, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/12433>. Acesso em: 06 jul. 2022.2359-2842http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15975Este artigo se originou de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, por meio da qual os alunos do 2o ano do Ensino Médio, de uma escola da rede privada em Minas Gerais, investigaram os conceitos de análise combinatória e as suas possibilidades na análise das fichas de prescrição de treino, visando minimizar o problema do congestionamento de aparelhos entre os frequentadores da modalidade de musculação, nas academias em horários de pico. O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de diálogo entre os campos da Educação Física e a Matemática mediado por uma prática de Modelagem Matemática fundamentada em sua perspectiva sociocrítica. A abordagem metodológica utilizada foi uma adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados, que norteou os pesquisadores na elaboração dos instrumentos de coleta de dados, bem como na análise dos dados e na interpretação dos resultados obtidos nesse estudo. Os participantes utilizaram o seu conhecimento matemático para analisar e elaborar modelos de prescrição de fichas de treino, propiciando o desenvolvimento da criticidade e da reflexão sobre as práticas adotadas nas academias referentes à gestão dos treinos e à qualidade do atendimento oferecido pelos instrutores, bem como sobre o papel da Matemática em outros campos do conhecimento.pt-BRabertoAnálise combinatóriaFichas de prescrição de treinoPerspectiva sociocríticaAcademias de treinoPossibilidades de diálogo entre a educação física e a matemática por meio do desenvolvimento de uma prática de modelagem matemática.Possibilities of dialogue between physical education and mathematics through the development of a mathematical modelling practice.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigohttps://doi.org/10.46312/pem.v14i35.12433