Ferreira, Ana CristinaOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa deBarbosa, Cirléia Pereira2018-10-162018-10-162017FERREIRA, A. C. O professor que ensina matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p.135-163 jan./abr. 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647758>. Acesso em: 16 jun. 2018.21761744http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10373Neste artigo analisam-se 96 dissertações, cujo foco é o professor que ensina Matemática, produzidas nos mestrados profissionais da área de Ensino da Capes, entre 2001 e 2012. Procura-se compreender como o pesquisador, que é um professor, percebe os participantes de seu estudo e se relaciona com eles. O corpus da pesquisa foi analisado a partir das seguintes categorias: perfil do professor pesquisador e dos participantes; motivação e foco das pesquisas; e relação pesquisador-participantes. Os resultados evidenciam que, em muitos estudos, o professor (ou futuro professor), participante da pesquisa, é percebido pelo pesquisador como um aprendiz, mais que como um parceiro ou colaborador. Isso sugere um distanciamento entre ambos que não condiz com o fato de pelo menos metade dos estudos mencionar que sua motivação advém das próprias trajetórias profissionais. Além disso, poucas pesquisas analisam a própria prática do pesquisador ou refletem acerca de sua aprendizagem profissional ao realizar sua pesquisa.pt-BRabertoMapeamentoMestrado profissionalProfessor que ensina matemáticaSurveyMathematics teacherO professor que ensina matemática como foco de estudo em mestrados profissionais brasileiros.The teacher who teaches mathematics as a focus of study in Brazilian professional masters.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.