Cunha, Maria Amália de AlmeidaNunes, Célia Maria Fernandes2018-02-082018-02-082017CUNHA, M. A. A.; NUNES, C. M. F. As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente: notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica. Revista Thema, v. 14, n. 2, p. 9-13, 2017. Disponível em: <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/489/346>. Acesso em: 16 jan. 2018.2177-2194http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9503Este artigo busca analisar uma tendência teórica, mas sobretudo metodológica, que vem se constituindo como um campo rico de estudos e pesquisas na área da formação docente: as narrativas biográficas, os estudos de memórias de formação elaboradas pelos professores em exercício ou em formação. Recorrem na escrita de memoriais que podem ser percebidos como uma ferramenta de reflexão biográfica a respeito da formação inicial e continuada, momento em que são expostos os desafios, as dificuldades e as crises da vida profissional, a partir de lembranças sobre o passado escolar e das reflexões sobre o presente e o devir. Sem pretender fazer um balanço da bibliografia já existente e muito menos esgotar o tema, pretende-se com esta discussão inicial situar o debate sobre os estudos biográficos como fonte teórico-metodológica e suas contribuições na formação docente.pt-BRabertoExperiências de vida e formaçãoBiografias educativasFormação inicial e continuada de professoresAs biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Thema estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Thema <http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 11 mar. 2020.http://dx.doi.org/10.15536/thema.14.2017.9-13.489