Lima, Guilherme da SilvaSantos, Marcelo Giordan2018-10-292018-10-292017LIMA, G. da S.; SANTOS, M. G. Propósitos da divulgação científica no planejamento de ensino. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, p. e2932, dez. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-21172017000100228&script=sci_abstract>. Acesso em: 16 jun. 2018.19832117http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10467Investigamos o planejamento e os propósitos de uso de materiais de divulgação científica em situações formais de ensino. Para tanto, o estudo contou com a análise de quatrocentas sequências didáticas produzidas por professores de Ciências em um curso de especialização oferecido aos professores da rede estadual de ensino de São Paulo. Trata-se, portanto, de um trabalho de abordagem quali-quantitativa. As análises apontaram oito propósitos distintos de uso da divulgação científica em sala de aula e delinearam, ainda, as ferramentas comunicativas que compõem os suportes de divulgação científica mais utilizados pelos professores.pt-BRabertoSequência didáticaFerramenta comunicativaPesquisa quali-quantitativaSecuencia didácticaHerramienta comunicativaPropósitos da divulgação científica no planejamento de ensino.Propósitos de la divulgación científica en el planeamiento de enseñanza.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 08 nov. 2016.