Valença, Ernesto GomesPereira, Gabriel César2020-07-162020-07-162018PEREIRA, Gabriel César. O espetáculo na capoeira de rua de Mariana, Minas Gerais: teatralidade e musicalidade como resistência em cena. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12461Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação tem o objetivo de analisar, sob o olhar etnográfico, o fazer tradicional da Capoeira de Mestre Damião, em Mariana- Minas Gerais, com foco nas suas particularidades relacionadas às Artes Cênicas. Elucidando sua autenticidade na ocupação da rua e na transmissão do saber, espetacular, fundamentada na expressividade. Para tanto, procurou-se na vivência e registro etnográfico: criar entendimento das singularidades, de um fazer tradicional da Capoeira que tem o espetáculo e a expressividade como base fundamental do seu processo no ritual e na transmissão. Tratando, assim, de evidenciar seus potenciais para o condicionamento humano à arte, fruto do desenvolvimento pessoal. Sob este aspecto, o que instigou esta pesquisa foram as inúmeras singularidades do objeto, ligadas ao seu processo histórico e potência singular. Considerando esta linhagem, como a única perpetuadora, dos fundamentos de Mestre Paulo Brasa, formado no fazer espetacular da Capoeira, dos grupos folclóricos, dos anos 1960 e na militância do movimento negro. Considerando a vivência, formativa, intencionalmente moldada para a ocupação da rua em ato performático, com qualidades expressivas em seus fundamentos. Desta maneira, há a transmissão de uma série de valores, que orientam a prática, e são condicionantes de um fazer moldado na ocupação da rua, com o ritual, como ato de tradição e arma política, moldado na expressividade em detrimento a violência, ou a disputa física. Possibilita-se, assim, ver este fazer específico como construtor de um fazer artístico encarnado em cena na rua.pt-BRabertoCapoeiraMestre DamiãoTeatro de ruaCultura popularO espetáculo na capoeira de rua de Mariana, Minas Gerais : teatralidade e musicalidade como resistência em cena.The spectaculo in the capoeira de rua de Mariana – Minas Gerais : theatrality and musicality as resistance in dinner.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.