Jardilino, José Rubens LimaPedruzzi, Jumara Seraphim2016-05-302016-05-302016PEDRUZZI, Jumara Seraphim. A Escola Normal de Ouro Preto: instituição e formação docente no contexto educacional mineiro do século XIX (1835-1889). 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6515Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente Dissertação de Mestrado insere-se nos estudos sobre história das instituições escolares e/ou educativas e formação docente. Possui como objeto a Escola Normal de Ouro Preto, desde o ato de sua criação em 1835, até o final do período imperial, em 1889. Estabelece como objetivo compreender, através da análise da bibliografia e documentação referente à Escola Normal e a instrução pública mineira no recorte indicado, o processo de implantação e funcionamento da referida instituição formadora no contexto imperial, focalizando principalmente seus momentos de crise e reestruturação ao longo do século XIX e ao seu funcionamento a partir da década de 1870. Pela análise das fontes utilizadas nesta investigação foi possível entender que, assim como as outras instituições de formação implantadas na primeira metade do século XIX no Brasil, a de Ouro Preto também passou por uma série de dificuldades para se estabelecer, fechando suas portas por duas vezes, no recorte da investigação. Muitos são os motivos atribuídos ao fechamento da Escola Normal em suas duas primeiras fases, entre eles, é possível destacar a falta de professores qualificados para regê-la, a baixa procura do público em frequentá-la, a falta de aplicabilidade prática dos métodos ministrados em seu interior, e a alegada escassez de recursos financeiros do governo provincial para mantê-la. Porém, na década de 1870 presencia-se o restabelecimento definitivo da Escola Normal de Ouro Preto no contexto do século XIX. Pela análise das fontes constatou-se que esta passou a funcionar com relativa estabilidade na sua terceira fase, percebeu-se também a inversão de gênero no corpo discente da instituição a partir de 1872, e o destaque de seus docentes no cenário intelectual mineiro da época. Ainda assim, a Escola não deixou de enfrentar muitas dificuldades neste contexto, sobretudo de ordem estrutural e no que tange ao cumprimento pleno de seu principal objetivo: formar docentes para atuarem no magistério primário público mineiro. Entretanto, apesar dos problemas e dos períodos de instabilidades vividos ao longo do século XIX, não é possível deixar de pontuar a relevância e centralidade da Escola Normal de Ouro Preto neste contexto, sendo esta a primeira instituição mineira a tentar fornecer - mesmo que muitas vezes com pouco sucesso e passando por muitas dificuldades - uma formação específica para os professores primários mineiros, em um período em que ainda se construía a ideia da necessidade da formação e da profissionalização docente em Minas Gerais e também no Brasil.pt-BRabertoOuro Preto - MGProfessores - formaçãoEducação - século XIXA Escola Normal de Ouro Preto : instituição e formação docente no contexto educacional mineiro do século XIX (1835-1889).DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.