Nosella, Berilo Luigi Deiró2018-09-102018-09-102018NOSELLA, B. L. D.. Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna : a cena além do humano. Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 31, p. 20-37, 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101312018020>. Acesso em: 27 jul. 2018.14145731http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10148O presente artigo, um dos resultados parciais de pesquisa de pós-doutoramento sobre uma história do fazer e do pensamento da iluminação cênica moderna, apresenta algumas questões relativas a tal proposição e estabelece algumas bases do pensamento da iluminação em cena entre finais do século XIX e início do XX. Para tal, articula, com base sobretudo em Adolphe Appia e Gordon Craig, a relação entre os avanços propiciados pela iluminação elétrica e reconfigurações das tradições do teatro de figuras (marionetes), como estudado por Cristina Grazioli, numa proposição de modernização da cena, considerando-se os modos de produção, tanto da iluminação quanto da cena, em seus contextos culturais.pt-BRabertoTeatro de formas animadasGordon CraigAdolphe AppiaHistória e historiografia do teatroStage lighting historyPor uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna : a cena além do humano.For a history of thinking about making of modern stage lighting : the stage beyond human.Artigo publicado em periodicoOs artigos publicados pelo periódico Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Fonte: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 jul 2018.