Silva, Bruno Oliveira daPereira, Eleonardo LucasMarques, Geraldo Luciano de OliveiraGomes, Marlilene Silva2022-02-172022-02-172020SILVA, B. O. da. et al. Classificação geotécnica de solos e sustentabilidade: estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte. Revista Ibero-americana de Ciências Ambientais, v. 11, n. 5, p. 362-375, ago./set. 2020. Disponível em: <https://www.sustenere.co/index.php/rica/article/view/CBPC2179-6858.2020.005.0034>. Acesso em: 12 set. 2021.2179-6858http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14519Os sistemas de classificação geotécnica de solos são ferramentas imprescindíveis para proposição de soluções de pavimentação racionais e sustentáveis. Por prover os critérios de seleção dos materiais, essas metodologias impactam diretamente na viabilidade técnica, ambiental e econômica dos projetos. O presente artigo apresenta uma análise estatística comparativa entre os sistemas de classificação de solos mais utilizados no Brasil, contrastando os conceitos de classificação da escola rodoviária americana e os procedimentos desenvolvidos nacionalmente, pautados na consideração das particularidades do ambiente tropical. Foram coletadas onze amostras de diferentes unidades pedológicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e realizaram-se ensaios de caracterização TRB/AASHTO e segundo a metodologia MCT/G-MCT. As amostras foram submetidas aos ensaios de caracterização mecânica – CBR/Expansão, MiniCBR/RIS, Triaxiais de Cargas Repetidas – cujos resultados foram utilizados como parâmetro de comparação com o comportamento previsto pelos métodos classificatórios. Em linhas gerais, constataram-se resultados mais assertivos para os ensaios da metodologia MCT/G-MCT. Foi observado grau de associação significativo entre os parâmetros classificatórios dessa metodologia – sobretudo d’ e índice RIS – e o desempenho mecânico-geotécnico medido. Por outro lado, identificaram-se mecanismos de classificação falhos em relação à metodologia TRB aos solos estudados. Os dados obtidos de Índice de Grupo (IG) e Índice de Plasticidade (IP), importantes parâmetros de classificação dessa metodologia, e a resposta mecânica dos solos avaliados apresentaram baixa inter-relação. Além de se estabelecer comparação semi-quantitativa entre parâmetros classificatórios e mecânicos, o grau de associação entre os mesmos foi quantificado por procedimento estatístico, através do cálculo de coeficiente de correlação de Pearson. Dessa forma, apresenta-se elementos para discussão da adequabilidade e compatibilidade dos sistemas de classificação de solos para fins rodoviários para regiões tropicais.pt-BRabertoSustentabilidadeClassificação de solosPavimentaçãoMCT - miniatura, compactada, tropicalSolos tropicaisClassificação geotécnica de solos e sustentabilidade : estudo aplicado à região metropolitana de Belo Horizonte.Geotechnical classification of soils and sustainability : a study applied to the metropolitan region of Belo Horizonte.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais <http://sustenere.co/journals/index.php/rica/index>. Acesso em: 16 out. 2019.https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0034