Silva, Luciano Campos da2018-09-272018-09-272017SILVA, L. C. da. Clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente. Pesquiseduca, v. 9, p. 439-466, maio./ago. 2017. Disponível em: <http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/720>. Acesso em: 16 jun. 2018.21771626http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10265O artigo discute a relação entre clima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação de professores. Analisa alguns discursos sobre as temáticas da disciplina e da indisciplina presentes no meio educacional brasileiro, especialmente entre professores, pais e alunos. Tais discursos tendem a desconsiderar a natureza complexa dos fenômenos sociais e educacionais, revelando uma visão parcial, reduzida ou simplificada da realidade. Conclui-se pela necessidade de inserção das temáticas relativas à atuação disciplinar em programas de formação inicial e continuada de professores como forma de permitir aos docentes a construção de um amplo repertório de conhecimentos e habilidades sobre os quais possam apoiar as suas práticas profissionais, especialmente no que tange à atuação disciplinar em sala de aula.pt-BRabertoClima disciplinar, oportunidades de aprendizado e formação docente.Classroom environment, learning opportunities and teaching training.Artigo publicado em periodicoA Revista Eletrônica Pesquiseduca permite o depósito das versões pré-print e pós-print dos artigos por ela publicados. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/838>. Acesso em: 4 jul. 2018.