Franco, Marco Antônio MeloMoreira, Edmara Rocha dos Santos2017-12-202017-12-202017MOREIRA, Edmara Rocha dos Santos. Atenção básica e ensino de ciências: um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental. 2017. 119 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9234Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema público nacional de saúde gratuito que garante acesso integral, igualitário e universal a todo e qualquer cidadão brasileiro. Um de seus pilares é incentivar as ações de Atenção Básica (AB) para que a descentralização e capilaridade ocorram nas proximidades da residência de seus usuários, reduzindo, dessa forma, o número dos atendimentos hospitalares com demandas de cuidados fundamentais. Embora a AB seja de fundamental importância para a sociedade, o conhecimento desta enquanto um recurso universal instituído pelo SUS é restrito e pouco valorizado. Com base nesta perspectiva a proposta deste trabalho foi a de desenvolver um jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de ciências no que tange aos conhecimentos sobre a Atenção Básica. O jogo foi inspirado no clássico “cobras e escadas” que permite estabelecer uma competição saudável durante o jogo associado ao aprendizado e à difusão do conhecimento científico. Composto por 46 casas contém diversificados assuntos que envolvem atenção básica em formato de orientação, e em 7 casas o usuário deverá responder a questões temáticas para dar sequência ao jogo. Regras foram elaboradas para que a fluidez do jogo se constate e que o processo de aprendizagem inerente à proposta se concretize. Aplicado em uma turma de 9º ano de ensino fundamental em uma escola do distrito de Rodrigo Silva, Ouro Preto – MG, o jogo se mostrou eficiente na divulgação do conhecimento científico e esclarecimentos de dúvidas pertinentes ao assunto educação básica, com base no retorno dado pelos alunos após aplicação, caracterizando-se como um elo importante entre assistência em saúde e educação. O envolvimento dos alunos e a interação destes para com a pesquisadora evidenciou a importância de metodologias alternativas no processo ensino aprendizagem.pt-BRabertoSistema Único de SaúdeAtenção básicaPromoção da saúdeJogo de tabuleiroAtenção básica e ensino de ciências : um jogo de trilha como recurso pedagógico para a promoção da saúde no ensino fundamental.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/11/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.