Morais, Fernando deBacellar, Luis de Almeida Prado2014-11-282014-11-282010MORAIS, F.; BACELLAR, L. de A. P. Geofísica aplicada ao estudo de fluxos da água no solo. Sociedade & Natureza, v. 22, p. 213-222, 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/9976/5921>. Acesso em: 30 set. 2014.1982-4513http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4058A eletrorresistividade vem sendo bastante aplicada em estudos que buscam compreender como se dá o fluxo de água no solo e consequentemente a recarga de aquíferos. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a interferência de algumas propriedades físicas do solo na determinação da frente de saturação predita com o uso da eletrorresistividade e comparar como se dá a percolação na zona não-saturada, observando a variação de perfi s de resistividade obtidos em um intervalo de tempo determinado. Os experimentos foram conduzidos em solos da região sudeste do complexo de rochas do embasamento cristalino (Complexo Bação), no interior do Quadrilátero Ferrífero, centro-sul do Estado de Minas Gerais, Brasil. Foram selecionadas duas áreas que se distinguem pelas características geomorfológicas. A primeira, em encosta com formas côncavas em planta e em perfi l, com predomínio de argissolos; a segunda, em encosta com forma convexa em planta e perfi l, com predomínio de solos bem desenvolvidos (latossolos). Os resultados mostraram que o método da eletrorresistividade se mostrou efi ciente para a delimitação da frente de saturação e avaliação da recarga mesmo em se tratando de diferenças sutis nas propriedades hídricas do solo. Foi possível ainda estabelecer que na feição geomorfológica em forma convexa (nose) a percolação se dá de maneira mais rápida que na de forma côncava (hollow).pt-BREletrorresistividadeInfiltrationPercolaçãoBação ComplexGeofísica aplicada ao estudo de fluxos da água no solo.Geophysics applied to study of water flow in the soil.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Sociedade & Natureza são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Sociedade & Natureza <http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.http://dx.doi.org/10.1590/S1982-45132010000100015