Paulo, Jacks Richard deCousiño Bareiro, Patricia Noemi2020-02-202020-02-202019COUSIÑO BAREIRO, Patricia Noemi. As tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil: distanciamentos e aproximações. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11932Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta investigação científica teve como objetivo principal o intuito de analisar os distanciamentos e aproximações em relação às contribuições das tecnologias na contemporaneidade para a formação de professores dos Anos Iniciais da Educação Básica no Paraguai e Brasil por meio da percepção de professores formadores e futuros professores. Para tal, a pesquisa se pautou em uma revisão junto à literatura específica que versa sobre a temática, atrelada por uma pesquisa de campo que foi realizada com professores e alunos que se disponibilizaram participar voluntariamente de uma Instituição pública de formação de professores, localizada no Paraguai e outra no Brasil, sendo que os sujeitos desta pesquisa foram vinte professores/as e vinte alunos/as dos Cursos de Pedagogia, que responderam um questionário, além desse instrumento foi também realizada uma entrevista com cinco docentes e cinco discentes de cada país para aquisição de informações sob o intuito de que os dados pudessem melhor consubstanciar nossas análises e reflexões, sobre como a formação de professores lida com os distanciamentos e aproximações em relação as tecnologias na formação docente em ambos os países. Os dados demonstraram que os professores nos dois países em questão se sentem desafiados a buscar informações que ultrapassam a dimensão de apenas informar em termos do conhecimento produzido sobre o mundo, o que direciona o olhar para si mesmo sobre o modo de ensinar e aprender de modo crítico por meio das tecnologias.pt-BRabertoProfessores - formaçãoTecnologiaEnsinoAprendizagemAs tecnologias e a formação de professores dos anos iniciais da educação básica no Paraguai e Brasil : distanciamentos e aproximações.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.