Mendes, Cláudio LúcioDores, Clarissa Fernandes das2017-08-082017-08-082017DORES, Clarissa Fernandes das. A escolarização de surdos e o Congresso de Milão: eclosão da normalização para oralidade. 2017. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8479Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa visou problematizar a emergência de algumas das estratégias, das práticas e alguns dos procedimentos que estruturaram a educação de surdos com base na oralidade, em especial a partir do século XIX. Trabalhamos com fontes documentais, tendo como objeto bruto de análise os documentos/monumentos do Congresso de Milão e de Paris. As discussões do Congresso de Milão – evento no qual se defendeu o oralismo para a educação de surdos – e desdobradas no Congresso Internacional para o Estudo das Questões de Educação e de Assistência de Surdos Mudos (conhecido como o Congresso de Paris) impactaram a escolarização dos surdos e as práticas que constituem as subjetividades surdas ao longo da história da educação de surdos no mundo e no Brasil. Este trabalho de cunho documental utilizou como referencial teórico metodológico os estudos Foucaultianos em Educação, articulando-os com o campo da Educação de surdos e sua abordagem em relação à surdez. De modo mais específico, destacamos das noções foucaultianas os princípios conceituais de subjetivação e relações de poder, além das discussões sobre o exame, a confissão e a anormalidade. Refletimos sobre a realidade da sociedade normalizadora na construção de diferentes perspectivas, visões e métodos empregados no processo de entendimento do que é o surdo e como esse foi sendo classificado e subjetivado, além de apresentar a questão da linguagem falada como central, tanto para a subjetivação do surdo como para sua escolarização. Também foi descrito, analiticamente, como nos Congressos de Milão e de Paris foram propostas estratégias e práticas para a educação, que se fizeram presentes na escolarização dos surdos ao longo do século XX e, de uma maneira ou de outra, ainda repercutem significativamente nos dias de hoje.pt-BRabertoAn error occurred getting the license - uri.Surdos - educaçãoPadronizaçãoFoucault, MichelA escolarização de surdos e o Congresso de Milão : eclosão da normalização para oralidade.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 07/03/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.