Costa, Francisco Wallison DiasSantana, Wilder Kleber Fernandes deSoares, Eva BessaLandim, Vicente de Paulo dos AnjosSilva, Elder Cardoso FernandesOliveira, Richardson Lemos deTerto, Amanda Cabral MonteiroMacedo, Heberth Almeida deMilan, DaviSantos, Alessandra Ferreira dosAraújo Júnior, Reginaldo Nunes de2022-09-192022-09-192021COSTA, F. W. D. et al. Docência e gestão democrática educacional: repensando sua consolidação na contemporaneidade. International Journal of Development Research, v. 11, n. 5, p. 47073-47076, 2021. Disponível em: <https://www.journalijdr.com/doc%C3%AAncia-e-gest%C3%A3o-democr%C3%A1tica-educacional-repensando-sua-consolida%C3%A7%C3%A3o-na-contemporaneidade>. Acesso em: 29 abr. 2022.2230-9926http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15385Refletir sobre a docência em diálogos com a gestão democrática educacionalexige dos pesquisadores a ideia de participatividade, na medida em que deve ser arquitetado um trabalho coletivo. Na sociedade pós-moderna, aquilo que se apresenta como democrático está previsto na Constituição Federal de 1988 (CF) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei no 9.394/96). O objetivo de nosso trabalho consiste em problematizar a consolidação da gestão democrática educacional e consequentemente da Docência na contemporaneidade, ou seja, até que ponto essa práxis é de fato consolidada? No que tange à interrelação com a docência, os resultados da nossa pesquisa apontaram que se torna mister obter uma participação ativa do docente e de todos os que compõem a comunidade escolar de forma a garantir a qualidade nos processos de ensino e aprendizagem.pt-BRabertoOpportunity costStorageFuzzy logicSpare partsAccountingDocência e gestão democrática educacional : repensando sua consolidação na contemporaneidade.Artigo publicado em periodicoThis is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.37118/ijdr.21877.05.2021