Oliveira, Thais Mara AnastácioMozzer, Nilmara Braga2023-11-242023-11-242022OLIVEIRA, T. M. A.; MOZZER, N. B. Além das palavras: um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática - RIECim, v. 2, p. 44-58, 2022. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/article/view/12392>. Acesso em: 01 ago. 2023.2764-2534http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17864Neste trabalho discutimos o papel da multimodalidade no Ensino de Ciências a partir de estudos sobre a temática, enfatizando o(a): discurso multimodal dos professores de Ciências; uso de diferentes modos de comunicação pelos estudantes nas aulas de Ciências; multimodalidade e os recursos didáticos. Partimos da premissa de que os significados são negociados em interações sociais, as quais envolvem os múltiplos modos de comunicação disponíveis. Ademais, a aprendizagem de conceitos científicos não pode ser desvinculada da compreensão de como representar esses conceitos e do significado dessas representações, por isso requer representações múltiplas e representações multimodais. Um desafio para as pesquisas envolvendo a multimodalidade no Ensino de Ciências é considerar as diferentes possibilidades disponíveis com o avanço das tecnologias de informação e comunicação.pt-BRabertoMultimodalidadeEnsino de ciênciasMultimodal representationsMúltiples representacionesAlém das palavras : um olhar para a multimodalidade no ensino de ciências.Beyond words : a look at multimodality in science education.Artigo publicado em periodicoO conteúdo da Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: Revista Interdisicplinar em Ensino de Ciências e Matemática (RIECim)<https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/RIEcim/about>. Acesso em: 28 set. 2022.https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12392