Machado, Simone FernandesAlves, Kerley dos Santos2014-12-012014-12-012013MACHADO, S. F.; ALVES, K. dos S. O turismo em Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil - na perspectiva dos moradores. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 1-22, jul. 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/turismo/article/view/30888/20899>. Acesso em: 24 nov. 2014.1983-5442http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4065Este trabalho objetivou conhecer a percepção dos moradores da cidade de Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil, acerca da conversão de seu lugar de morada em destino turístico. Teve como ponto de referência o Centro Histórico do município de Ouro Preto, o qual possui 12 distritos, além da sede, e foi palco de vários acontecimentos que marcaram a história brasileira, atraindo a preferência dos turistas - nacionais e internacionais - que buscam conhecer a história, a cultura e a religiosidade mineiras. A metodologia da pesquisa envolveu entrevista direta, aleatória, por conveniência, e aplicação de 100 questionários junto a moradores em bairros localizados no entorno da Praça Tiradentes, local onde estão localizados os atrativos turísticos que apresentam maior fluxo de visitação em Ouro Preto, tais como o Museu da Inconfidência, o Museu do Oratório e o Museu da Escola de Minas, visando, assim, avaliar os impactos resultantes da atividade turística na perspectiva dos moradores e o nível de aceitação dos mesmos quanto à presença dos turistas. Nos resultados, verificou-se que há boa aceitação dos turistas por parte dos moradores; porém, constatou-se a ausência de planejamento adequado que promova o desenvolvimento de medidas que amenizem os impactos negativos causados pela visitação turística em 2012.pt-BRTurismoOrdenamento espacialImpactos socioambientaisOuro Preto - turismoO turismo em Ouro Preto - Minas Gerais, Brasil - na perspectiva dos moradores.Tourism in Ouro Preto - Minas Gerais, Brazil - from the perspective of residents.Os trabalhos publicados no periódico Turismo e Sociedade são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Turismo e Sociedade <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/turismo/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.http://dx.doi.org/10.5380/tes.v6i3.30888