Nunes, Célia Maria FernandesIsaac, Margaret Regina de Assis2018-12-112018-12-112018Isaac, Margaret Regina de Assis. O curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10583Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A proposta deste tema de pesquisa justifica-se pela importância do curso de Pedagogia a distância para a formação de professores. Este trabalho teve como objetivo geral investigar a percepção dos egressos do curso de Pedagogia na modalidade a distância, ofertado pela Universidade Federal de Ouro Preto no âmbito da Universidade Aberta do Brasil, no polo de João Monlevade-MG. Recorremos à abordagem metodológica de cunho qualitativo, cujos instrumentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário, bem como o levantamento e análise de dissertações e teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. De forma geral, as pesquisas encontradas apontam os aspectos positivos e negativos da educação a distância, bem como os pontos de reflexão que levam à busca de melhoria da educação, a partir do sistema Universidade Aberta do Brasil. A análise dos dados do questionário demonstrou avaliação positiva do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Ouro Preto pela maioria dos egressos investigados, que se apresentaram como sujeitos comprometidos com a busca da educação continuada, acendendo as esperanças por um despertar de mudanças. Entre os achados da pesquisa, percebemos que a Universidade Federal de Ouro Preto tem, por meio da ação de seus gestores, docentes e demais profissionais, buscado promover espaços de formação a partir de reflexões durante as aulas, e não somente nas disciplinas de carga horária destinada à prática, como é o caso do estágio obrigatório.pt-BRabertoUniversidade Aberta do BrasilPedagogiaEnsino à distânciaO curso de pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal de Ouro Preto : a percepção dos seus egressos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 06/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.