Nunes, Célia Maria FernandesPádua, Karla CunhaAraújo, Regina Magna Bonifácio de2023-02-242023-02-242021NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C.; ARAÚJO, R. M. B. de. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11883>. Acesso em: 06 jul 2022.2525-426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236A arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.pt-BRabertoJuventudesEducaçãoFilme“Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.“I’m learning to dream” : narratives of youth and teir relationship with school.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 25 maio 2022..https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650