Lima, Eloisa Helena deCapanema, Carla AlmeidaNogueira, Maria José2018-05-152018-05-152017LIMA, E. H.; CAPANEMA, C. A.; NOGUEIRA, M. J. A prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para a redução de riscos e danos. Pesquisas e Páticas Psicossociais, v. 12, p. 1-17, 2017. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1809-89082017000300009>. Acesso em: 05 abr. 2018.18098908http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9943A adoção de medidas alternativas para usuários de drogas previstas na Lei nº 11.343/2006 exige reflexão sobre estratégias que possibilitem intervenções educativas voltadas para redução de riscos e danos. A partir da oferta de espaço dialógico, esta pesquisa objetivou produzir novos conhecimentos para profissionais que atuam com grupos reflexivos sobre drogas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com profissionais que conduzem grupos reflexivos na cidade de Belo Horizonte (MG), composto por entrevistas individuais e grupo focal, seguido de reuniões para discussão do material produzido. As percepções advindas das práticas realizadas, acrescidas de elementos teóricos e metodológicos, favoreceram a intervenção dos profissionais, com aumento na autonomia e responsabilização dos usuários, possibilitando melhor enfrentamento da questão. Conclui-se que as práticas de medidas socioeducativas de intervenção não devem ser limitadas ao aspecto penal. A educação dialógica está comprometida com a construção da autonomia do usuário, posicionando-se como alternativa ao reducionismo e práticas morais.pt-BRabertoPolíticas sobre drogasGrupos reflexivosEducação em saúdeRedução de danosA prática dos grupos reflexivos sobre drogas como estratégia possível para a redução de riscos e danos.The practice of reflexive drug groups as a possible strategy for reducing risks and harm.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na revista Pesquisas e Práticas Psicossociais estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Pesquisas e Práticas Psicossociais <http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/revista_ppp/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 03 jan. 2017.