Alcântara, Anayra YuleLima, Guilherme da Silva2020-08-132020-08-132019ALCÂNTARA, A. Y.; LIMA, G. S. Categorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 10, n. 1, p. 85-104, 2019. Disponível em: <http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1571>. Acesso em: 03 jul. 2020.2179-426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12588Apesar dos esforços da comunidade científica, diversos setores da sociedade permanecem alheios aos conhecimentos, técnicas, práticas sociais e história da Ciência e da Tecnologia. O projeto “Luz, câmera e... ciência” promove atividades desenvolvidas no âmbito da educação científica por meio da utilização de obras cinematográficas. Num plano mais amplo, o projeto “Luz, câmera e... ciência” desenvolve ações de educação científica para a sociedade ouro-pretana, que por sua vez é capaz de promover o empoderamento social frente a desafios científicos e tecnológicos da contemporaneidade. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos científicos e tecnológicos presentes em filmes com elementos de cientificidade. A partir da análise de conteúdo, foram analisados 14 filmes e propostas 7 categorias de aspectos científicos e tecnológicos abordados pelas obras cinematográficas. O artigo destaca que produções cinematográficas podem ser utilizadas como ferramentas para a apropriação da cultura científica pela sociedade.pt-BRabertoEducação não-formalCultura científicaSociedadeEducação científicaCategorias para o uso educativo de filmes com elementos científicos e tecnológicos.Categories for the educational use of films with scientific and technological elements.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Ensino de Ciências e Matemática permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/873>. Acesso em: 06 ago. 2020.https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1571