Tinti, Douglas da SilvaMartins, Amanda Cristina2023-02-162023-02-162022MARTINS, Amanda Cristina. Critérios de idoneidade didática evidenciados em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva da Gamificação. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16208Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O propósito deste estudo foi investigar os Critérios de Idoneidade Didática evidenciados em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva da Gamificação. No tocante ao referencial teórico, buscaram-se, entre outros, Shulman e Ball, Thames e Phelps, que discutem os conhecimentos necessários à docência; e Juan Godino e colaboradores, sobre a perspectiva ampliada do conhecimento Didático-Matemático do professor, lançando o olhar aos Critérios de Idoneidade Didática. No âmbito da revisão de literatura foi possível perceber que ainda são poucas as pesquisas que focam no uso da Metodologia Ativa Gamificação na Formação Inicial e Continuada de professores que ensinam Matemática. Além disso, os estudos mapeados apontam que alguns professores não fazem uso dessa metodologia, por não saberem gerir as situações que surgem desse novo ambiente de aprendizagem. Este é um estudo de natureza qualitativa, que considerou alguns pressupostos da pesquisa-formação (NÓVOA), visto que houve uma relação de mediação entre pesquisadora e participantes, contemplando a possibilidade de mudanças de práticas dos sujeitos em formação. Realizada com dois estudantes da Licenciatura em Matemática de uma Instituição de Ensino Superior que atuavam como bolsistas do Programa Residência Pedagógica, a pesquisa partiu de um teste piloto com 12 professores de Matemática que estavam cursando uma disciplina com foco nas Metodologias Ativas no Programa de Pós- Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, o que permitiu ajustar os instrumentos elegidos para a produção de dados da pesquisa. Assim, os dados foram produzidos por meio do registro em áudio e vídeo dos encontros de formação, pela aplicação dos questionários e pelo plano de aula elaborado pelos participantes. Inicialmente aplicou-se um Questionário Inicial, objetivando identificar se os licenciandos vivenciaram em sua graduação momentos em que foram utilizadas Metodologias Ativas e de que forma ocorreram essas experiências. Além disso, objetivava-se identificar se eles veem potencialidades do uso dessas metodologias em sua futura prática em sala de aula. Os participantes foram depois convidados a participar de uma proposta formativa em formato de minicurso sobre Metodologias Ativas, em especial a Gamificação, pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva da Gamificação. Ao final do processo, solicitou-se que respondessem ao Questionário Final, com o objetivo de compreender não apenas como se deu a experiência que vivenciaram com o processo formativo proposto por esta pesquisa, mas também como as potencialidades e as limitações que o uso de Metodologias Ativas, em especial a Gamificação, são observadas por eles. Na organização dos dados, em um primeiro momento, fizeram-se as transcrições dos encontros do minicurso. Posteriormente, organizaram-se as falas dos participantes, com a finalidade de facilitar a análise e a posterior interpretação juntamente com os dados do Questionário Inicial e Final, e o plano de aula desenvolvido pelos participantes. Para as análises dos dados, utilizaram-se como categorias analíticas os próprios componentes e indicadores propostos por Juan Godino e colaboradores para os seis Critérios de Idoneidade Didática: epistêmico; cognitivo; interacional; afetivo; mediacional; e ecológico. Na análise do processo de elaboração do plano de aula na perspectiva da Gamificação, os dados apontam que os seis Critérios de Idoneidade Didática foram evidenciados: o epistêmico, o cognitivo, o interacional e o afetivo alcançaram o nível alto em relação aos seus componentes e indicadores; e o mediacional e o ecológico atingiram o nível médio. Esses Critérios foram mobilizados pelos licenciandos de maneira intuitiva, visto que não se apresentou a teoria aos participantes. Os resultados indicam que a mobilização dos Critérios de Idoneidade Didática ocorre de forma articulada, pois um critério não se desvincula dos demais. Entretanto, alguns fatores e condições podem fazer com que um critério alcance maior adequação que outro, como foi o caso desta pesquisa, que, ao utilizar a Gamificação como metodologia, contribuiu para uma melhor adequação dos Critérios interacional e afetivo. Ademais, analisando o formato empregado na formação e o modo como foi conduzida sua implementação, considera-se que a utilização da Metodologia Ativa Gamificação não apenas contribuiu para que se discutisse o conteúdo matemático, mas, principalmente oportunizou discussões que permitiram mobilizar conhecimentos em contextos de articulação entre teoria e prática. Dessa forma, colaborou para compreender a importância das reflexões acerca dos Critérios de Idoneidade Didática para a Formação Inicial de professores de Matemática e, consequentemente, para suas futuras práticas docentes. Por fim, pondera-se que programas como o Residência Pedagógica necessitam ser consolidados como uma Política Pública de Formação de professores oportunizada a todos licenciandos, e não apenas a uma parcela deles, para valorizar a formação docente e colaborar com a formação dos licenciandos.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Educação matemáticaProfessores - formaçãoAprendizagem - metodologia ativaJogos no ensino de matemáticaPrograma de residência pedagógicaCritérios de idoneidade didática evidenciados em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva da Gamificação.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. 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