Reis, Mateus FávaroBueno, Samuel Torres2020-08-112020-08-112020BUENO, Samuel Torres. O trabalho da memória e as inquietações do tempo presente em Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán. 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12578Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O seguinte trabalho possui como objeto o documentário Nostalgia da Luz (2010) dirigido pelo chileno Patricio Guzmán, um dos nomes mais relevantes na história da produção documentária latino americana. Esse filme é um dos mais conhecidos e premiados que compõe a filmografia de Guzmán. Embora essa obra expresse preocupações recorrentes do cineasta com o passado recente de seu país, com destaque para as experiências da Unidade Popular e da ditadura militar, possui particularidades que valem a ser pena serem examinadas. Trata-se do exemplo do uso refinado e do aprofundamento da forma ensaística em comparação à obras anteriores e da possibilidade de suscitar debates cativantes sobre as relações e diálogos que a História mantém com a memória e a sétima arte. O nosso propósito é destrinchar questões diversas apresentadas pelo filme, descrevendo as etapas da sua fabricação e utilizando uma análise que entrelaça o contexto social e político da transição chilena com os elementos estéticos. Essa película interliga, por meio da voz em off do diretor, as buscas realizadas no Deserto do Atacama por astrônomos, arqueólogos, sobreviventes e ex-presos da ditadura, bem como pelas mulheres que tiveram entes queridos desaparecidos naqueles anos de chumbo. Dessa forma, o testemunho de situações-limite, tanto o do próprio Guzmán quanto dos personagens, torna-se fundamental para a construção do enredo. Partindo-se da proeminência conferida à essa expressão memorialística as nossas hipóteses são: Nostalgia da Luz faz da memória uma maneira de intervir nos rumos do presente e do futuro, e o documentário está ligado às condições de emergência e dos debates típicos da História do Tempo Presente, esse campo historiográfico onde assim como nesse filme, a memória, especialmente aquela vinculada aos traumas individuais e coletivos, é levada até o centro da narrativa.pt-BRabertoDitadura - ChileMemóriaDocumentário - cinema - ChilePatricio GuzmánO trabalho da memória e as inquietações do tempo presente em Nostalgia da Luz, de Patricio Guzmán.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/07/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.