Ceribeli, Harrison BachionCamêlo, Bruno de CarvalhoMaciel, Gustavo Nunes2023-05-242023-05-242022CERIBELI, H. B.; CAMÊLO, B. de C.; MACIEL, G. N. Burnout no ensino superior: um estudo no contexto brasileiro. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 23, p. 250-267, jan./dez. 2022. Disponível em: <https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/7389>. Acesso em: 01 mar. 2023.2178-8030http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16676Esta pesquisa teve como objetivo examinar a incidência da Síndrome de Burnout entre alunos de Administração de uma universidade federal mineira, bem como os possíveis fatores que contribuem para a manifestação da referida doença. Para coleta de dados, utilizou-se o método survey online, aplicando remotamente o instrumento MBI-SS, e entrevistas em profundidade. Os dados quantitativos foram tratados por meio do cálculo de estatísticas descritivas e os dados qualitativos foram analisados mediante análise de conteúdo. A partir dos resultados constatou-se um número significativo de alunos apresentando em seu dia a dia pelo menos uma das dimensões da síndrome de Burnout, especialmente a exaustão emocional e a baixa realização pessoal. Além disso, percebeu-se uma relação entre a exaustão emocional e a falta de realização pessoal, já que alguns estudantes apontaram que, devido ao elevado esgotamento que experimentam, sentem dificuldade para se dedicarem aos estudos como gostariam, tornando-se menos realizados em decorrência disso.pt-BRabertoEsgotamento dos estudantesSaúde mental dos estudantesBurnout no ensino superior : um estudo no contexto brasileiro.Burnout in higher education : a study in the Brazilian context.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://dx.doi.org/10.53706/gep.v.23.7389