Carmo, Betânia dos Anjos doHamdan, Juliana CesárioCarvalho, Rosana Areal de2020-09-072020-09-072019CARMO, B. dos A. do; HAMDAN, J. C.; CARVALHO, R. A. de. Museu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965). Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, p. 445-460, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/50295>. Acesso em: 03 jul. 2020.1982-7806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12694Este artigo se originou de uma pesquisa, cujo principal objetivo foi o de identificar, quantificar e analisar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a presença de sujeitos auto declarados escolares. Para isso, foram utilizados como fontes, cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu, e os livros com as assinaturas dos visitantes, fontes privilegiadas nesta pesquisa. Trata-se de uma fonte original ainda pouco explorada pelas pesquisas no campo da História e da História da Educação. O período definido para este estudo compreendeu os anos de 1945, quando o museu foi inaugurado, e 1965, quando se iniciou uma nova fase política, com a instauração da ditadura, em que se observa modificações nos discursos culturais, de forma geral, e educacionais, de forma particular. As análises foram feitas a partir dos levantamentos quantitativos dos visitantes autodeclarados estudantes e professores, ou ligados a instituições de ensino. Observou-se a predominância de um maior número de visitantes ligados a instituições particulares e religiosas, e um registro significativo de visitantes de escolas militares, enquanto a presença de sujeitos ligados à escola pública, mesmo as geograficamente próximas, foi bem rarefeita.pt-BRabertoHistória da educaçãoMuseu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).Museum of inconfidence and the marks of education in the visitors’s books (1945-1965).Artigo publicado em periodicoEste artigo está sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-10