Vieira, Ubiratan Garcia2018-03-222018-03-222016VIEIRA, U. G. “Meninos” e “Professoras”?: pragmática social numa instituição de cuidado de deficientes. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 32, p. 787-800, 2016. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32239>. Acesso em: 02 jun. 2022.1678-460Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9707Apoiado em teses de Kanavillil Rajagopalan, para quem toda representação é política, pois é uma escolha dentre representações possíveis, e de Howard Becker, para quem toda representação é adequada a determinadas condições sociais de fazer e uso, apresento uma refl exão sobre os usos das designações “meninos” e “professoras”, observados durante as atividades de extensão realizadas numa instituição de cuidado de pessoas defi cientes. Esta instituição não é um espaço escolar, mas em vez de procurar responder se essas designações correspondem ou não à “realidade”, procurei entender a que realidade corresponde o uso dessas designações. Concluo que os usos das designações “meninos” e “professoras” evidenciam a posição marginal que a instituição ocupa no sistema municipal de ensino e colocam para os envolvidos, incluindo a equipe de extensão, um posicionamento quanto aos usos mais adequados ao contexto.pt-BRabertoPragmática socialDesignaçãoEducaçãoPessoas com deficiência“Meninos” e “Professoras”? : pragmática social numa instituição de cuidado de deficientes.Children” and “Teachers”? : social pragmatics in a disabled care institution.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico DELTA, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: DELTA <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4450&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 07 nov. 2016.