Galery, Maria Clara Versiani2017-02-012017-02-012015GALERY, M. C. V. A dança invisível: olhar, desejo e transgressão em Salomé, de Oscar Wilde. Scripta Uniandrade, Curitiba, v. 13, n. 2, p. 108-121, 2015. Disponível em: <http://uniandrade.br/revistauniandrade/index.php/ScriptaUniandrade/article/view/456/289>. Acesso em: 25 jan. 2017.1679-5520http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7200O artigo em tela propõe uma discussão de Salomé, peça de teatro escrita por Oscar Wilde no final do século XIX. O texto é enfocado como criação anômala na extensa obra literária do autor irlandês, por ter sido escrito inicialmente em francês e também por estar inserido no contexto e estética decadentistas do fin de siècle parisiense. Salomé é analisada como obra transgressora do modernismo pelos excessos de sua linguagem poética, bem como pela temática erótica. Questões ligadas ao olhar e ao desejo são desenvolvidas no artigo. Propõe-se, ainda, examinar alguns elementos da montagem da peça dirigida por Steven Berkoff, enfocando sobretudo a encenação da dança dos sete véus.pt-BRabertoModernismoModernismTransgressionA dança invisível : olhar, desejo e transgressão em Salomé, de Oscar Wilde.The invisible dance : gaze, desire and transgression in Oscar Wilde’s Salome.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Scripta Uniandrade estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Scripta Uniandrade <http://uniandrade.br/revistauniandrade/index.php/ScriptaUniandrade/index>. Acesso em: 21 out. 2019.http://dx.doi.org/10.18305/1679-5520/scripta.uniandrade.v13n2p111-124