Franco, Marco Antônio MeloSilva, Marcilene Magalhães daFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá2019-06-172019-06-172018FRANCO, M. A. M.; SILVA, M. M. da; FERREIRA, C. M. da R. J. O ensino superior perante as demandas da educação inclusiva: o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto. Revista Educação e Fronteiras, Dourados, v. 8, n. 22, p. 115-130, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/9048>. Acesso em: 19 mar. 2019.2237-258Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11560A crescente demanda no campo da educação inclusiva, que vem se tornando pauta na Educação Superior, tem, de alguma maneira, contribuído para o repensar dessa etapa de formação. Faz-se necessária a tomada de posição das instituições no sentido de diminuir as barreiras que dificultam o pleno exercício do direito dos cidadãos que, agora, nela adentram. Para tanto, investigamos como os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) concebem três conceitos que entendemos fundamentais para a implementação de políticas inclusivas, sendo eles: inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica. Por meio da aplicação de questionários, realizamos a coleta de dados nos diferentes níveis de gestão da universidade. Do total de 120 questionários aplicados 38 foram respondidos. Foi possível observar que os gestores possuíam um maior conhecimento sobre o tema da inclusão, o que não se estendeu aos outros dois conceitos. Podemos considerar que as respostas apontam para a necessidade de construir um campo de estudos e debates acerca dos conceitos investigados, no intuito de promover a formação no âmbito da instituição e, assim, garantir que a educação inclusiva seja central nas ações da Ufop.pt-BRabertoInclusãoInterculturalidadeInovação pedagógicaInclusionInterculturalityO ensino superior perante as demandas da educação inclusiva : o que pensam os gestores da Universidade Federal de Ouro Preto.Higher Education and the demands of inclusive education : the vision of the managers of the Federal University of Ouro Preto.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Revista Educação e Fronteiras estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educação e Fronteiras <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 16 abr. 2019.https://doi.org/10.30612/eduf.v8i22.9048