Almeida, Ana Caroline deCorrêa, Hércules Tolêdo2018-10-102018-10-102017ALMEIDA, A. C.; CORRÊA, H. T. Memórias na sala de aula : análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 108-130, maio/ago. 2017. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017108>. Acesso em: 16 jun. 2018.19847238http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10344O artigo tem por objetivo apresentar e analisar um trabalho de letramento literário, de leitura e produção textual, realizado com alunos do 3° ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual da cidade de São João del Rei, em Minas Gerais. Subsidiaram teoricamente a pesquisa estudos sobre a leitura e o letramento literários desenvolvidos nas últimas décadas, bem como sobre a produção textual na escola. A prática analisada mostra que foi feito um trabalho produtivo e eficaz com o livro de relatos de memória Histórias de avô e avó, de Arthur Nestrovski, mas que poderia ter avançado mais caso não houvesse certas limitações de formação e circunstâncias do trabalho docente.pt-BRabertoLeitura – estudo e ensinoReading – study and teachingMemórias na sala de aula : análise de uma prática pedagógica na perspectiva do letramento literário.Artigo publicado em periodicoOs artigos publicados pela Revista Linhas estão sob licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Linhas <http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 08 jun. 2018.