Torisu, Edmilson MinoruAssis, Cristian Quintão2019-12-162019-12-162019ASSIS, Cristian Quintão. Resolução de problemas e crenças de autoeficácia: um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11864Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esse trabalho, de cunho qualitativo, reúne duas temáticas: Resolução de Problemas e Crenças de Autoeficácia. Envolveu nove alunos do sexto ano de uma escola pública de uma cidade do interior de Minas Gerais, dos quais três foram escolhidos para análise. O estudo teve como objetivo analisar como a resolução de problemas pode contribuir para fortalecer as crenças de autoeficácia do grupo de estudantes. O referencial teórico foi composto por ideias de vários autores que tratam da resolução de problemas em Educação Matemática e pela Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura, da qual a autoeficácia é um construto central. A pesquisa de campo durou onze semanas. Na primeira semana foi realizada uma avaliação diagnóstica e uma entrevista inicial. Nas semanas seguintes os estudantes resolviam problemas propostos pelo pesquisador. Nesse contexto, os estudantes eram convidados a apresentar suas soluções, expor suas dúvidas e recebiam incentivos por parte do pesquisador para não desistirem diante das dificuldades. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações em um diário de campo, registros das soluções dadas pelos estudantes aos problemas e de um instrumento denominado tirinhas, no qual os estudantes registravam suas impressões acerca dos encontros. A partir da análise dos dados pudemos perceber que a variedade de tipos de problemas apresentados permitiu aos estudantes experimentarem variados caminhos de solução de um mesmo problema desenvolvendo, com isso, sua capacidade autorregulatória. A autorregulação interfere nas crenças de autoeficácia, pois os resultados desse processo fornecem informações sobre o progresso, esforço e tempo despendido, o que pode incrementá-las. A pesquisa gerou um produto educacional que apresenta sugestões de como o(a) professor(a) de Matemática poderá utilizar essa variedade de problemas em sala de aula.pt-BRabertoAprendizagem baseada em problemasEficácia do ensinoMatemática - estudo e ensinoResolução de problemas e crenças de autoeficácia : um estudo com alunos do sexto ano do ensino fundamental.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/12/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.