Vargas, Isabela BrederSilveira, Bárbara DiasOliveira, Jordana Alves deMozzer, Nilmara BragaMendonça, Paula Cristina CardosoNunes Neto, Nei de Freitas2023-11-242023-11-242023VARGAS, I. B. et al. Como abordar o tema consumo de animais na educação em ciências? Revista Eletrônica de Educação, v. 17, 2023. Disponível em: <https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5296>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-7199http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17866Considerando que a abordagem de questões sociocientíficas no ensino possibilita a mobilização de diversos conteúdos como contribuições para a resolução de problemas complexos, ressaltamos a importância da inserção explícita de conteúdos da dimensão atitudinal, relativos à ética e à moral, por meio dessa abordagem. Isso se justifica pela atenção que precisa ser dada às ações e às considerações de valor dos seres humanos em seus posicionamentos sobre essas questões. Nesse sentido, abordamos uma questão socioambiental controversa, relacionada ao consumo de animais, e fornecemos subsídios para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes frente à problemática. Os efeitos da produção de carne, das ações dos seres humanos e do valor atribuído aos animais, muitas vezes em prol do suposto benefício e bem-estar humano, são tratados na sequência didática proposta. O intuito principal deste trabalho é evidenciar, por meio de um recorte dessa sequência, o potencial da dimensão atitudinal nas questões sociocientíficas de promover a reflexão sobre valores éticos e morais, o pensamento crítico e a formação integral dos estudantes, com ênfase sobre um caso particular. Com base em uma discussão desse recorte, sustentada pela literatura do campo, argumentamos que propostas desse tipo podem contribuir para o trabalho pedagógico de professores ao lidarem com a dimensão atitudinal em sala de aula, para uma tomada de decisão mais consciente e socialmente responsável e, portanto, para o letramento científico dos estudantes.pt-BRabertoQuestões sociocientíficasEnsino de ética e moralTeaching sequenceCarneComo abordar o tema consumo de animais na educação em ciências?How to approach the issue of animal consumption in science education?Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Eletrônica de Educação autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida via e-mail em 04 set. 2014.https://doi.org/10.14244/198271995296