Santos, Pedro Afonso Cristóvão dosNicodemo, Thiago LimaPereira, Mateus Henrique de Faria2018-02-222018-02-222017SANTOS, P. A. C. dos; NICODEMO, T. L.; PEREIRA, M. H. de F. Historiografias periféricas em perspectiva global ou transnacional: o eurocentrismo em questão. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 30, n. 60, p. 161-186, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21862017000100161&script=sci_abstract>. Acesso em: 16 jan. 2018.2178-1494http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9580O presente artigo discute questões teóricas envolvidas na reflexão sobre a história da historiografia a partir das perspectivas global/transnacional. Examinando estudos de historiografia em contextos distintos, pensados em particular a partir dos estudos subalternos e dos estudos pós-coloniais, o artigo pondera o problema do uso de uma concepção de história e de historiografia gerada na Europa como base para uma reflexão global. Indagando as formas como essa prática historiográfica de matriz europeia viajou e foi apropriada em diferentes contextos, nossa pesquisa procura explorar as possibilidades de pensar a dinâmica centro-periferia para a produção do conhecimento histórico. Concomitantemente, o artigo estuda uma questão relevante colocada, em especial, pela história da historiografia preocupada com tradições periféricas: como pensar representações do passado não-ocidentais (como as de culturas indígenas) dentro da história da historiografia, ou em relação a esta, sem estabelecer uma hierarquia de saberes que atribua à concepção europeia de história um “privilégio epistêmico”, nos termos do historiador indiano Sanjay Seth.pt-BRabertoHistoriografiaEstudos subalternosCentro-periferiaEstudos pós-coloniaisHistoriografias periféricas em perspectiva global ou transnacional : o eurocentrismo em questão.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Estudos Históricos estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Journal Estudos Históricos <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-2186&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 13 mar. 2020.https://doi.org/10.1590/s2178-14942017000100009