Sól, Vanderlice dos Santos AndradeLara, Kelly AnjosCouto, Dores2022-04-042022-04-042018SÓL, V. dos S. A.; LARA, K. A. COUTO, D. O ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas: um estudo sobre identidades docentes. Gláuks: Revista de Letras e Artes, v. 18, p. 199-220, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistaglauks.ufv.br/index.php/Glauks/article/view/87>. Acesso em: 25 ago. 2021.2318-7131http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14836O presente artigo tem por objetivo apresentar reflexões sobre as representações dos professores de língua inglesa da rede pública de duas cidades da Região dos Inconfidentes no que tange à aprendizagem dessa disciplina em escolas públicas. Torna-se relevante trazer à baila algumas considerações sobre a (des)construção das identidades subjetivas e sobre pontos de singularidade na formação desses professores, bem como os desdobramentos desse processo para os contextos de formação docente. A trajetória teórico-metodológica ancora-se no atravessamento das perspectivas dos estudos sobre motivação (MASTRELLA e NORTON, 2011) e das representações sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) estrangeira(s) - LE (SÓL e NEVES, 2012). Vinte e nove professores participaram do estudo; para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa dos dados em duas etapas. Os resultados mostraram que, nos discursos dos professores, ecoam representações dos alunos como desmotivados, seja pela falta de referencial familiar ou por questões externas ao ensino da LE como um todo. Além disso, grande parte desses professores se mostrou desamparados pelos setores públicos de educação, alegando que não suprem suas expectativas e/ou necessidades. Concluindo, o presente estudo subsidia reflexões para o ensino e a aprendizagem de inglês ao investir na escuta dos professores, levantando questões inquietantes sobre a (des)construção identitária dos docentes.pt-BRabertoRepresentaçõesFormação de professoresRepresentationsTeacher educationO ensino e a aprendizagem de inglês em escolas públicas : um estudo sobre identidades docentes.Teaching and learning english in public schools : a study on teachers’ identities.Artigo publicado em periodicoO periódico Gláuks permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2310>. Acesso em: 11 mar. 2020.