Pinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Milton2019-06-052019-06-052018PINHEIRO, R. C.;ROSA, M. Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. Educação Matemática em Revista, v. 23, p. 229-245, 2018. Disponível em: <http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/1115>. Acesso em: 19 mar. 2019.2317-904Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas.pt-BRabertoPrograma etnomatemáticaEthnomathematics programEducação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática.Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017.