Siqueira, AdilsonDias, AnaMonteiro, JulianaMota, JulianaGasperi, Marcelo Eduardo Rocco dePereira, Regilan Deusamar Barbosa2022-08-112022-08-112021SIQUEIRA, A. et al. O poder provedor: transmídia e presença nas artes da cena. Ephemera Journal, v. 4, n. 7, jan. /abr. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/4757>. Acesso em: 24 maio 2022.2596-0229http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15149O presente ensaio pretende promover uma análise teórica acerca das noções de Transmídia e Presença nas artes da Cena. A fundamentação teórica busca uma aproximação entre o conceito de performatividade (FÉRAL, 2015) e as noções de virtualidade (LEVY, 2007). Nosso propósito é discutir a capacidade de manipulação do tempo-espaço, considerando diferentes perspectivas sobre a virtualidade encontrada na cena. Após o início da pandemia causada pelo vírus SARS-COV-2, ampliou-se o processo de discussão acerca do ambiente virtual que levou à transformação do corpo presente na cena a partir de diversos elementos, alterando, em parte, a sua estrutura. Isto difere do que é comumente concebido como arte ao vivo, criando outras leituras para o movimento.pt-BRabertoVirtualityO poder provedor : transmídia e presença nas artes da cena.Provider power : transmedia and presence in performing arts.Artigo publicado em periodicoOs leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Ephemera e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Fonte: Revista Ephemera <https://periodicos.ufop.br/ephemera/about/submissions>. Acesso em: 26 maio 2022.