Oliveira, Débora PereiraSilva, Dener Luiz daCavalcante, Rita Laura Avelino2019-06-172019-06-172015OLIVEIRA, D. P.; SILVA, D. L. da.; CAVALCANTE, R. L. A. Práticas docentes criativas e histórias de formação: um estudo de caso. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, jan./abril. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n1/2175-3539-pee-19-01-00127.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2019.1677-3098http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11564O presente estudo investiga o desenvolvimento criativo de uma professora cujas práticas foram consideradas estimuladoras da criatividade, segundo indicação de pares e alunos de uma escola pública de São João del Rei - MG. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, reúne reflexões sobre elementos identificados na atividade docente do sujeito e sua relação com experiências de formação pessoal, educacional e profissional no tocante a barreiras ao desenvolvimento criativo e a fatores que facilitam esse desenvolvimento. Entrevistas semiestruturadas e a aplicação do teste Pensando Criativamente com Figuras (Wechsler, 2004) revelaram traços criativos que encontram origem em arranjos particulares nos quais experiências tanto favoráveis quanto inibidoras do desenvolvimento da criatividade contribuíram para a construção de uma prática estimuladora, no caso do presente estudo. Os resultados apontam a pertinência de uma discussão acerca da inclusão de elementos da criatividade e subjetividade nos cursos de formação, com o propósito de estimular a motivação do aluno para a aprendizagem.pt-BRabertoDesenvolvimentoCriatividadeFormação de professoresDevelopmentCreativityPráticas docentes criativas e histórias de formação : um estudo de caso.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional permite o arquivamento da versão/PDF do editor. Fonte: Sherpa Romeo <http://sherpa.mimas.ac.uk/romeo/search.php>. Acesso em: 16 abr. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0191812