Oliveira, Breynner Ricardo deOliveira, Ana Cristina Prado de2023-07-142023-07-142022OLIVEIRA, B. R. de; OLIVEIRA, A. C. P. de. Dossiê: implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. esp. 3, p. 2082-2094, nov. 2022. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17557>. Acesso em: 06 jul. 2023.1982-5587http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16966Este dossiê reúne artigos sobre a implementação de políticas educacionais. No campo da educação, a produção voltada para a análise dos processos de implementação das políticas/programas e suas dinâmicas ainda está se consolidando e é nessa direção que esse dossiê pretende incidir, reunindo 18 artigos que apresentam diferentes abordagens, metodologias e contextos de implementação de políticas educacionais. Desses, 13 são de pesquisadoras(es) vinculadas(os) à Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE), rede que tem ativamente mobilizado o campo desde sua criação, em 2014. Os artigos articulam a Ciência Política, a Sociologia, a Antropologia, a Administração Pública e a Educação, e discutem temáticas caras à essa agenda de pesquisa: as trajetórias, os contextos, os arranjos institucionais, as capacidades estatais, as práticas e as estratégias associadas a provisão dos bens e serviços, a atuação das(os) burocratas e das burocracias em suas diversas instâncias e os efeitos da implementação.pt-BRabertoBurocraciasDossiê : implementação de políticas educacionais no contexto ibero-americano.Dossier : implementación de políticas educativas en el contexto iberoamericano.Dossier : implementation of educational policies in the Ibero-American context.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.21723/riaee.v17iesp.3.17557