Rodrigues Júnior, Adail Sebastião2016-09-052016-09-052015RODRIGUES JÚNIOR, A. S. Contribuições da linguística sistêmico-funcional (lsf) para o entendimento do texto literário em contexto de formação de tradutores. Letras, v. 25, p. 409-420, 2015. Disponível em: <http://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/20218>. Acesso em: 07 ago. 2016.2176-1485http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6956Este capítulo parte da definição de texto como artefato (cultural) para discutir formas de abordagem do texto literário em contexto de tradução. Depreende-se dessa discussão que as relações entre o texto original e sua retextualização para uma línguaalvo, no par linguístico inglês-português, não são diretas, mas, ao contrário, saturadas de ideologias. As perguntas que orientaram a escrita deste capítulo foram: O que deve ser levado em conta no texto literário no momento de sua tradução? Como traduzi-lo de modo a apreender todas as relações que a trama faz com a realidade (ficcional) de seus personagens, em contextos sociais às vezes tão adversos, quando comparados com o contexto da cultura receptora? As discussões conduzem para o reconhecimento da problemática instaurada no ato de traduzir, sobretudo quando se utiliza o arcabouço teóricometodológico da Avaliatividade (Appraisal) para o entendimento dessa problemática.pt-BRabertoTradução literáriaAvaliatividadeFormação de tradutoresIdeologyTranslator trainingContribuições da linguística sistêmico-funcional (lsf) para o entendimento do texto literário em contexto de formação de tradutores.Contributions of systemic-functional linguistics to the understanding of literary texts within contexts of translators training.Artigo publicado em periodicoO periódico Letras permite a redistribuição, comercial ou não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1491>. Acesso em: 11 out. 2019.