Gomes, Débora NascimentoAbreu, Emanoele Lima2020-09-172020-09-172020GOMES, N. D.; ABREU, E. L. O que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei? Interfaces da Educação, Paranaíba, v.11, n.31, p. 21-42, jul. 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3558/3504>. Acesso em: 03 jul. 2020.2177-7691http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12750O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) é uma das 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES). A partir de uma atuação no espaço escolar dessa unidade, com a disciplina de Educação Física, foram traçados os seguintes objetivos: analisar o projeto político-pedagógico do IASES, relatar a prática pedagógica adotada com a Educação Física e apontar possíveis caminhos neste contexto. Para isso, utilizou-se metodologia qualitativa e a pedagogia de projetos de Hernández (1998) para organização dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos. Para a materialização desse relato de experiência foi registrado e descrito o espaço educacional do CSE. Na oportunidade, cerca de 140 alunos participaram das aulas, distribuídos em turmas do 1º ao 9º ano e uma turma de Ensino Médio. Ao longo de todo o processo coletamos alguns registros que serviram como instrumentos de avaliação, bem como a observação dos próprios docentes. Os resultados observados indicam que o trabalho com a pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade curricular, que possuem conhecimentos socialmente relevantes, enriqueceram as experiências discentes e, em especial, as docentes, possibilitando repensar e reconstruir suas práticas educacionais.pt-BRabertoSistema socioeducativoO que pode o ensino da educação física escolar em um centro socioeducativo de atendimento ao adolescente em conflito com a lei?What can the teaching of school physical education in a socioeducative center of adolescent care in conflict with the law?Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 16 set. 2020.Compatibilidade com o leitor de tela ativada.