Lima, Guilherme da Silva2022-03-172022-03-172020LIMA, G. da S. O conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo: reflexões para pensar o processo educativo. Bakhtiniana, São Paulo, v. 15, p. 297-317, jul./set. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bak/a/ftW3qt8Rxmn3JQ3pSZ8Wp4k/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 25 ago. 2021.2176-4573http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14685A compreensão é um processo que fundamenta a atividade educativa e permite o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Este artigo apresenta um esforço teórico para sintetizar o conceito de compreensão presente nas contribuições de Bakhtin e do Círculo, baseado em uma revisão das obras Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem e O freudismo, bem como dos ensaios Os gêneros do discurso, presente na coletânea Estética da criação verbal, e O discurso no romance, da coletânea Questões de literatura e de estética: a teoria do romance, de M. Bakhtin. De acordo com o Círculo, a compreensão é composta por elementos concretos, ideológicos e axiológicos, além de ser um processo que permite a representação e o prolongamento da atividade comunicativa.pt-BRabertoSigno ideológicoEducaçãoIdeological signEducationO conceito de compreensão em Bakhtin e o Círculo : reflexões para pensar o processo educativo.The concept of understanding for Bakhtin and the Circle : reflections for the educational process.Artigo publicado em periodicoAll content of Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso is licensed under a Creative Commons attribution-type CC-BY 4.0. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/2176-457348458