Januario, Gilberto2022-03-032022-03-032020JANUARIO, G. Agência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 27, n. 3, p.1055-1076, set./dez. 2020. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/54598>. Acesso em: 25 ago. 2021.1983-1730http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14607A relação entre professores que ensinam Matemática e materiais curriculares é implicada por diferentes recursos e resultado do grau de agência e da percepção de affordances. Neste artigo, fazemos uma abordagem desses dois conceitos como marco conceitual de análise dos modos como professores e materiais curriculares se relacionam, tendo como referência resultados de estudos que vimos realizando no campo da Educação Matemática. A discussão aqui feita evidencia diferentes conceitos e noções incorporadas à interação entre professores e materiais curriculares, como fidelidade curricular; subversão curricular; contexto institucional; planejamento conjunto; professores como produtores de currículo; e descolonização do currículo. Essas noções, por sua vez, demandam propostas de investigação para a compreensão dos modos como influenciam a interação e potencializam o desenvolvimento curricular em Matemática.pt-BRabertoAgência, affordance e a relação professor-materiais curriculares em Educação Matemática.Agency, affordance and the relationship teacher-curriculum materials in Mathematics Education.Artigo publicado em periodicoO periódico Ensino em Re-Vista permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/677>. Acesso em: 08 nov. 2016.https://doi.org/10.14393/ER-v27n3a2020-12