Luciano, Gilliard GonçalvesVeloso, Gabriella Leone FernandesMozzer, Nilmara Braga2023-11-242023-11-242022LUCIANO, G. G.; VELOSO, G. L. F.; MOZZER, N. B. Reflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada. Formação Docente, v. 14, p. 139-154, 2022. Disponível em: <https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/641>. Acesso em: 01 ago. 2023.2176-4360http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17863A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de Ciências possibilita a articulação de conhecimentos de diversos campos, a mobilização e a reflexão sobre valores, atitudes e normas, e uma formação para a cidadania. Apesar disso, existem lacunas referentes às propostas didáticas, especialmente no que concerne ao tratamento da dimensão atitudinal do conteúdo de ensino. No presente trabalho, analisamos, em um estudo de caso intrínseco e sob a ótica dos valores morais, como as reflexões de três professoras de Ciências, participantes de um curso de formação continuada, possibilitaram a fundamentação e/ ou a revisão de seus pontos de vista sobre o consumo de animais. Os resultados indicaram uma ampliação da consideração moral das professoras, possibilitada pela discussão explícita e reflexão crítica em torno dos valores que embasavam seus pontos de vista. Esses resultados realçam o potencial da dimensão atitudinal de contribuir para o desenvolvimento moral dos sujeitos.pt-BRabertoFormação continuada de professoresQuestões sociocientíficasMoral valuesRéflexion critiqueReflexões sobre valores morais por professores de ciências em um curso de formação continuada.Reflections on moral values by science teachers in a continued training course.Artigo publicado em periodicoO periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 12 maio 2022.https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.641