Cunha, Maria Amália de AlmeidaNunes, Célia Maria Fernandes2015-03-252015-03-252011CUNHA, M. A. de A.; NUNES, C. M. F. O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur: como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, p. 9-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2239/1910>. Acesso em: 23 mar. 2015.2358-1425http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4754Este artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.pt-BRProfissão docenteSociologia da educaçãoFormação continuadaO habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?Artigo publicado em periodicoA Revista Tempos e Espaços em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/618>. Acesso em: 01 fev. 2017.https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2239