Assis, Paulo SantosSilva, Guilherme Liziero Ruggio daSouza, Renata Dias e Silva2016-06-292016-06-292016SOUZA, Renata Dias e Silva. Caracterização de coque metalúrgico produzido com adição de pneu inservíveis nas misturas de carvão mineral. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6543Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.O desafio da produção de coque consiste em projetar misturas de carvões que atendam a relação custo/benefício uma vez que o carvão mineral é responsável por 30 a 40% do custo total de produção de aço em usinas integradas a coque. Sendo o carvão mineral um combustível não renovável e o atual cenário no mercado siderúrgico, novos materiais vêm sendo adicionados às misturas de carvões buscando reduzir os custos de produção e mantendo esses parâmetros de qualidade do coque. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso de pneu inservível adicionados às misturas de carvão, reduzindo a necessidade de importação de matéria-prima, mantendo a qualidade exigida pelo alto-forno e desenvolver uma nova rota de destino para os pneus descartados de maneira inadequado no meio ambiente. Foram realizados enfornamentos em escala piloto, com misturas de carvão mineral e pneu inservível em 4 percentagens e 3 faixas granulométricas, com objetivo de avaliar o impacto sobre a qualidade do coque produzido, no que diz respeito à resistência (CRI, CSR, DI 150-15). Também foram realizadas nas matérias-primas e no coque análises imediatas, fluidez e petrografias além da resistência mecânica à compressão, composição química pontual por Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), análise da interface pneu-matriz carbonosa através da microscopia (MEV) e análise termográficas por TGA-DTA. Os resultados das análises do coque mostraram que a adição de 3% de pneu com granulometria média (20-30mm) com a malha de aço, tiveram resultados mais relevantes na manutenção da qualidade do coque, indicando o pneu como uma alternativa na substituição de parte do carvão mineral na produção do coque metalúrgico.pt-BRabertoCoquePneu inservívelCarvão mineralCaracterização de coque metalúrgico produzido com adição de pneu inservíveis nas misturas de carvão mineral.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.