Rosa, Denise CostaCarvalho, Tatiane Kelly Pinto deCoutrim, Rosa Maria da Exaltação2023-08-282023-08-282022ROSA, D. C.; CARVALHO, T. K. P. de; COUTRIM, R. M. da E. Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos. Série-Estudos, Campo Grande, v. 27, n. 59, p. 173-191, jan./abr. 2022. Disponível em: <https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1546>. Acesso em: 06 jul. 2023.1414-5138http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17359Atualmente, os avós desempenham importante papel na família, principalmente no cuidado dos netos. Inserido na discussão sobre a relação entre avós e netos, este artigo tem como objetivo discutir o papel dos avós cuidadores dos netos no processo de escolarização das crianças. A investigação foi realizada na cidade de Viçosa, MG, e a abordagem metodológica escolhida foi a de cunho qualitativo. A pesquisa empírica se baseou em entrevistas reflexivas com quatro avós de camadas populares, que, por diversas circunstâncias, tornaram-se as principais responsáveis por seus netos. Os resultados demonstraram que a relação entre avós e netos é permeada de afeto, cuidado e cumplicidade, porém também há preocupações, cansaço, tensões e desapontamentos, principalmente em relação aos filhos, que, em muitos casos, afastaram-se das crianças desde muito pequenas. Concluiu-se que as avós entrevistadas mantêm uma relação estreita com as escolas dos netos e contam com a solidariedade de amigos e familiares para as práticas educativas no processo de escolarização deles.pt-BRabertoRelações intergeracionaisRelação família-escolaQuando os avós administram os deveres escolares : práticas educativas de avós cuidadores dos netos.When grandparents manage school duties : educational practices of grandparents who take care of grandchildren.Artigo publicado em periodicoO periódico Série-Estudos permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY. Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2531>. Acesso em: 27 jun. 2023.https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546